Os Novos Dez Mandamentos, de David Wein pode à partida parecer um filme interessante! A ideia de reflectir sobre os 10 Mandamentos com histórias modernas e actuais torna-se assim um desafio.
O grupo de actores, uns mais conhecidos outros menos, parece interessante e capaz de fazer um bom trabalho e, a abordagem inicial deste tema fica assim com a porta aberta para nos surpreender.
Ao começar a ver o filme e a associação que fazem dos mandamentos aos dias de hoje, conseguimos ver algumas histórias bem conseguidas e bem pensadas que nos fazem esperar pela próxima com ainda mais vontade, no entanto, ao chegar a meio do filme já se começa a pensar "isto está a decair na qualidade". Não que o filme não tenha graça, porque tem, e consegue entregar alguns momentos mais divertidos em que se solta uma gargalhada (já não gosto de ventríloquos e de seus respectivos bonecos, mas depois desta é de ter realmente medo... note-se... MEDO), mas o calibre e força com que o filme começa, rapidamente se vai esmorecendo com o decorrer do mesmo. As histórias que à partida são bem pensadas depressa parecem ser atiradas contra a parede para que se interliguem com os 10 Mandamentos e pronto... tomem lá disto que também serve, o que faz com que depressa aquilo que pareça divertido acabe por ser "apenas mais um filme de comédia".
Não bastasse isto, para o final do filme a coisa estraga-se ainda mais com a história em animação (mais uma vez bem pensada mas rápida demais apenas para tapar mais um buraco), piora de novo com o momento musical dos senhores que não querem ir à missa de domingo... E finalmente espalha-se ao completo e de vez com o momento musical final que é, sejamos honestos, totalmente DESNECESSÁRIO e para o qual dou um sinal BEM VERMELHO!
Uma vez visto o filme aquilo que me resta dizer é que pela ideia em si ele vence... Seria interessante ver uma abordagem moderna à ideia dos 10 Mandamentos, mas à medida que o filme passa rapidamente se percebe que ainda não é desta vez que isso vai acontecer, pelo menos como deveria.
3 / 10
Sem comentários:
Enviar um comentário