quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Parlamento Europeu atribui o Prémio Lux 2014

.
Foi hoje entregue por Martin Schulz, Presidente do Parlamento Europeu, o Prémio Lux 2014 para Cinema ao filme polaco Ida, de Pawel Pawlikowski recentemente grande vencedor dos European Film Awards atribuídos em Riga.
Ao aceitar o prémio Pawlikowski afirmou que "Ida é um filme que conseguiu chegar ao público de toda a Europa mostrando que o cinema ainda tem um importante papel a desempenhar na sociedade" e que "este prémio permite experienciar um conjunto de emoções partilhadas por todos os cidadãos Europeus".
Por seu lado, ao filicitar Pawlikowski, o Presidente Schulz disse que "os filmes Europeus não são representam algures ou algumas vezes mas sim locais e contextos históricos específicos (...) Permitem que possamos aprender sobre a nossa História comum e as histórias dos nossos vizinhos; providenciam olhares sobre a realidade da vida noutros países permitindo conhecer os outros um pouco melhor. As histórias contadas pelo cinema Europeu providenciam-nos uma melhor compreensão mútua fortalecendo o sentimento de pertença, ultrapassando assim as fronteiras nacionais".
Silvia Costa, presidente do Comité de Cultura e Educação disse que "a iniciativa do Parlamento Europeu com o Prémio Lux é algo único: três filmes legendados em 24 línguas, exibidos em 28 países em pelo menos 18 festivais de cinema em mais de 40 cidades europeias originando debates sobre a Europa graças a um único produto - o cinema - é algo nunca antes feito". Costa referiu ainda que "é de destacar a importância dada à nova geração de autores Europeus, aqueles que sendo novos falam sobre os mais novos, como é o caso dos finalistas deste ano. Desta forma, o cinema pode ser uma ferramenta de diálogo e conhecimento que ajuda os políticos a realmente entender o mundo da juventude, evitando estereótipos e generalizações".
Para além de Ida, de Pawel Pawlikowski, os outros dois finalistas do Prémio Lux foram Bande de Filles, de Céline Sciamma (França) e Razredni Sovražnik, de Rok Biček (Eslovénia).
.
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário