domingo, 21 de fevereiro de 2016

Amdavad Ma Famous (2015)

.
Amdavad Ma Famous de Hardik Mehta é um documentário em formato de curta-metragem indiano presente na secção competitiva Internacional do Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra que hoje terminou no Centro Cultural Olga de Cadaval.
Neste documentário acompanhamos Zaid, um jovem rapaz indiano apaixonado pelo festival de papagaios que ocorre na sua cidade e que percorre as ruas da mesma em busca daqueles que ficam perdidos.
De uma vida calma à agressividade de uma paixão que nem o próprio sabe explicar, Zaid transforma-se com este hobbie até ao dia em que é impedido de subir ao terraço de um banco e poder usar os papagaios que encontra pelas ruas.
De hobbie a um potencial vício, o lançamento - e apanha - dos papagaios de papel nesta cidade da Índia, dinamizam a atenção de todos os seus cidadãos despoletando uma verdadeira, e por vezes violenta, caça ao mesmo que apenas os mais corajosos conseguem levar até ao fim. Desprezando e ignorando a própria segurança, os estudos, as refeições e até a família, Zaid é um típico rapaz "das ruas" - sem que isso signifique que seja dos slams - para quem o inexplicável sonho é mais forte do que qualquer uma das suas eventuais responsabilidades enquanto jovem. O desafio de encontrar "mais um " papagaio ou, ainda mais importante, conseguir pô-lo a voar do mais capacitado terraço da cidade - o do banco - são os motes principais da vida deste jovem que desde o primeiro instante cativa o espectador pela sua simplicidade e ingenuidade.
Com uma óbvia facilidade, Hardik Mehta entrega ao espectador um documentário sobre um jovem, confundível por entre tantos outros não fosse, neste caso, uma paixão que suplanta o sonho, o desejo e a sua (e nossa) imaginação, deixando-se levar por um sentimento que nem o próprio consegue explicar mas que percebemos pelo seu olhar sem tão ou mais importante como o próprio respirar.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário