sexta-feira, 3 de abril de 2009

Onde estás Amália ?



Muito provavelmente esta é uma daquelas perguntas que irá ficar sem qualquer tipo de resposta, no entanto é algo em que penso... Considerando que os nomeados a Longa Metragem dos Caminhos do Cinema Português já foram anunciados, tal como deixei aqui num post anterior a devida referência às mesmas, há uma significativa falha que me deixa algo curioso. Onde está a presença do filme Amália de Carlos Coelho da Silva ? Não tenho dados concretos, mas pelo constante anúncio do número de espectadores que o filme tinha e que a própria RTP fazia questão em anunciar quase diariamente, e que pela crítica (a do público pelo menos) era quase unânime em considerar que era um filme brilhante sobre a vida pessoal da nossa diva do Fado, espanta-me que no primeiro grande certame que premeia o cinema nacional, este filme nem se encontre na lista dos seleccionados. A pergunta (e a dúvida fica), terá sido esquecimento de efectuar a candidatura ? Não terá sido seleccionada ? Muito estranho considerando que esta é das poucas cerimónias existentes em Portugal a premiar o cinema nacional.

2 comentários:

  1. Não sendo um filme que retrate tooooooda a vida da Senhora Dona Amália (ela merecer-nos-á este respeito por toda a vida...), achei um filme bem conseguido.

    Depois de ver percebi, finalmente, as reservas que os familiares desta grande fadista tinham em autorizar a estreia do filme. Quanto a mim, o filme centrou-se muito nas relações amorosas da Senhora Dona Amália desprezando outras vivências da artista...

    Mas gostei imenso!! :D

    ResponderEliminar
  2. É uma faceta da vida dela. Nós é que a associamos constantemente apenas e só ao Fado, mas ela como todos também lá teve a sua vida privada. Está um bom filme, mesmo com essa "limitação" (?)

    ResponderEliminar