domingo, 12 de abril de 2009

E as minhas apostas são...

Para os Prémios David di Donatello, cá vão as minhas previsões sobre o que se irá passar na próxima cerimónia:

Filme: Gomorra (considerando que é um dos maiores sucessos do cinema Italiano e Europeu do passado ano, não creio que o prémio de Melhor Filme vá escapar a esta obra, sendo que, a existir algum precalço vai com certeza para o Il Divo).

Realizador: Matteo Garrone (Gomorra) (tal como o de Melhor Filme, a Realização irá quase de certeza para o seu autor, no entanto, na eventualidade deexistir algum precalço vai, tal como o Melhor Filme para o realizador de Il Divo, Paolo Sorrentino).

Realizador Revelação: Umberto Carteni (Diverso da Chi?) (aqui confesso que aposto no escuro considerando que é uma categoria para onde não há grandes bases além do que se pode verificar no conjunto das nomeações, e assim sendo, vendo que coloca alguns dos actores na corrida aos prémios... julgo que esta é uma aposta segura)

Argumento: Maurizio Braucci, Ugo Chiti, Gianni Di Gregorio, Matteo Garrone, Massimo Gaudioso, Roberto Saviano (Gomorra) (alguém tem dúvidas que o prémio vai escapar a este grupo de argumentistas??? A única coisa que considero é se o autor da obra Roberto Saviano irá estar presente na cerimónia!!!)

Produtor: Domenico Procacci (Gomorra) (se ganha o filme.... irá decerto ganha a produção também!)

Actor: Toni Servillo (Il Divo) (o homem esá na "berra"... ganhou o ano passado para melhor actor com o filme La Ragazza del Lago, e durante o mesmo ano participou nos dois filmes mais significativos da cinematografia italiana do ano, este Il Divo pelo qual foi nomeado, e ainda tem o marcante papel no filme Gomorra como uns dos agiotas do filme, pelo qual esteve pré-seleccionado para o Donatello de Actor Secundário. Need I say more?)

Actriz: Claudia Gerini (Diverso da Chi?) (porque sim! O filme conquista duas importantes nomeações para uma "primeira obra", é apenas a segunda nomeação que ela tem (tendo sido a primeira pelo belíssimo Non ti Muovere), e é daquelas actrizes que não precisa dar muitas mais provas de que merece o galardão. Depois da Bellucci não ter recebido a nomeação acho que é apenas justo que a Gerini ganhe)

Actor Secundário: Luca Lionello (Cover Boy - l'Ultima Rivoluzione) (já vem para esta cerimónia com um prémio pelo filme, e considerando que o seu papel está interessante, é uma aposta segura)

Actriz Secundária: Piera Degli Esposti (Il Divo) (pelas mesmas razões já dadas, é um dos dois filmes fortes do ano, e que teve múltiplas nomeações no plano dos actores, como tal...)

Fotografia: Marco Onorato (Gomorra) (já premiado nos Prémios de Cinema Europeu)

Banda Sonora: Teho Teardo (Il Divo) (idem aspas à anterior justificação para este filme, e por já ser um premiado pela Academia)

Canção: "Herculaneum" (Gomorra) (canção forte... filme forte... para vencer)

Direcção Artística: Francesco Frigeri (I Demoni di San Pietroburgo) (estas categorias pedem destes filmes... bem trabalhados)

Guarda-Roupa: Lia Morandini (Caravaggio) (é a aposta mais justa)

Caracterização: Alessandro Bertolazzi (Caravaggio) (idem aspas)

Design/Estilo de Cabelo: Enzo Cera (Caravaggio) (idem idem aspas aspas)

Montagem: Marco Spoletini (Gomorra) (é apenas correcto que este saia premiado... o filme merece algumas das categorias técnicas)

Som: Maricetta Lombardo (Gomorra) (pelo mesmo motivo da anterior nomeação)

Efeitos Especiais Visuais: I Demoni di San Pietroburgo (aqui estava indeciso com o filme Italians por isso... sem comentários de maior)

Filme da União Europeia: Valsa com Bashir (parece a aposta mais forte... PARECE !!!)

Filme Estrangeiro: The Wrestler (vencedor em Veneza o ano passado... irá sair vencedor nos Donatelo também)

David Giovani: PA-RA-DA (pura especulação minha... confesso!)
.
Confirmando-se estas minhas previsões, sairá como grande vencedor dos Donatello deste ano o filme Gomorra com 8 galardões, facto que não me espantaria muito considerando que o filme é de facto MUITO BOM, e também MUITO mediático.

Sem comentários:

Enviar um comentário