sábado, 18 de fevereiro de 2012

33 Giri (2012)

.
.
33 Giri de Riccardo Di Gerlando é uma excelente curta-metragem italiana pré-seleccionada para os David da Academia Italiana de Cinema.
Nesta curta acompanhamos a vida de um jovem com síndrome de Down que vive amargurado com a perda da sua mãe e deseja por tudo uma nova oportunidade de a ver. Sentado no seu banco de jardim vê todos os dias uma camioneta deixar lixo e uma jovem que por ali faz jogging. Idealiza na sua imagem feminina o sonho de voltar a ver a sua mãe e percebemos que por momentos a sua solitária vida ganha um novo ânimo.
A dualidade desta curta começa exactamente aqui quando o vemos seguir esta jovem mulher e momentos mais tarde arrastar um saco que aparenta trazer o seu corpo inanimado. A nossa mente antevê o pior quando este jovem dá a volta à sua casa a procurar todos os objectos que a sua mãe usava, numa última tentativa de a voltar a ver.
Tudo isto será uma pura ilusão da nossa mente? Terá ele morto aquela jovem? O que será que é descarregado diariamente perto da sua casa e que tanto o intriga?
Os pontos mais fortes desta curta-metragem sem diálogos são muitos. É com este tipo de trabalhos que percebemos que nem sempre são precisos diálogos mais ou menos elaborados para que uma boa história consiga ser contada e chegar a um variado conjunto de espectadores. Aqui, a sensibilidade mais ou menos intensa que os pouco mais de quinze minutos de curta nos dão são os suficientes para percebermos estar perante uma interessante história. Os actos daquele jovem acompanhados por uma interessante adaptação musical conseguem chegar longe.
Igualmente brilhante está a interpretação contida mas cheia de vida de Marco Pingiotti que aqui retrata a falta de amor de um jovem com síndrome de Down após ter perdido a sua mãe... e de certa forma o próprio receio que muitos dos pais destes jovens têm ao envelhecer e perceber que um dia os seus filhos ficarão sózinho no mundo sem ninguém que os apoie.
Cheio de vida e de vitalidade esta curta-metragem será seguramente uma das fortes aspirantes à nomeação ao David na sua categoria na cerimónia deste ano. Uma curta-metragem muito boa e que aqui podem ver na íntegra.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário