quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Jamaika Onto New Paths (2019)

.
Jamaika Onto New Paths, de Alexander Sussmann (Portugal) é um dos documentários em formato curto presentes na competição dos Sophia Estudante deste ano.
Neste documentário acompanhamos João Francisco, de 54 anos, um emigrante em Portugal desde 1992 e que se vê forçado a adaptar-se a uma nova realidade depois de ter de abandonar o apartamento que ocupa no Bairro do Jamaika. Agora, com um conjunto de novos espaços e nos vizinhos, existe um questionamento sobre o seu papel na sua nova sociedade e na forma como poderá - ou não - ter um papel de destaque na sua agora nova comunidade.
Ainda que um breve documentário, Jamaika Onto New Paths reflecte sobre um conjunto de interessantes e importantes temas que têm sido sucessivamente esquecidos na, e para a, realidade social portuguesa nomeadamente no que diz respeito aos deslocados das antigas colónias portuguesas de África, a sua inserção na sociedade portuguesa e, finalmente, o esquecimento de que têm sido alvo no que diz respeito às suas dignas condições de vida.
Quando observamos a realidade em que todos viviam no Jamaika, o espectador encontra um espaço que nunca foi terminado e que, por esse motivo, foi adaptado às realidades esquecidas destes habitantes. Jamaika, ou o exemplo de um guetto "moderno" onde as condições de uma vida digna são esquecidas é o espelho de uma realidade desconhecida da maioria e que apenas é mediática quando as consequências dessa vivência são trazidas à luz do dia fruto da violência que lhe cresce associada.
Num estilo quase jornalístico abrindo, dessa forma, as portas à exploração e conhecimento de uma realidade distante, esta curta-metragem exibe todo o potencial não só de conhecer a realidade de um bairro que está condenado à extinção mas sobretudo de documentar as experiências de todo um capital humano que se mantém estrangeiro num país que os acolheu e que deveria, tantos anos decorridos, ser também o seu.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário