segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Raposo Manhoso (2012)

.
Raposo Manhoso de Mauro Viegas é uma curta-metragem de ficção que nos dá a conhecer duas irmãs e os seus pensamentos sobre o amor, ou mais concretamente, na inexistência dele. Enquanto uma acha que o amor não passa de um conjunto de banalidades, a outra pensa que é tudo tão absurdo e ridículo que mais vale aproveitar o momento.
Tudo isto se confirma no dia em que conhecem Tomás, um tipo que faz sua missão estar com as duas irmãs e divertir-se o mais que puder com cada uma delas.
O argumento também da autoria do realizador Mauro Viegas consegue captar alguns aspectos interessantes sobre os "teen" da actualidade. Muita revolta e muita inconformidade para com a vida e o mundo que se traduzem num total desinteresse pelo que está à sua volta. O abandono, a solidão e a mudança de idade e de mentalidade. Reflexo disso é a personagem Alice que utiliza (exageradamente digamos), as terminologias "anyway"... "whatever", como se esta fosse, de facto, a sua afirmação perante os outros e o mundo.
Cigarro atrás de cigarro e olhares de desprezo seguidos de uma qualquer indisposição facial conseguimos perceber, lá mais para o final, que tudo não passa de uma reacção a um abandono parental que a (as... às irmãs) marcou de forma irreversível. Com quem é que se pode discordar? Daqueles que se encontram mais perto e que invariavelmente são os mesmos por quem mais estima temos.
Deduzo pelo que vi que as interpretações destes jovens actores são amadoras. Desculpabiliza-se por isso alguma hesitação no que dizem (em "Tomás" é muito evidente), ou algum debitar de texto que parece elaborado demais para a idade que representam (o caso de "Alice").
Quanto a aspectos técnicos há que referir algumas falhas no que diz respeito ao som que, em alguns segmentos nos exteriores, torna a percepção dos diálogos difícil. De igual modo a utilização de câmara na mão faz com que os planos tremam exageradamente o que dificulta a visualização em alguns momentos bem como um ou outro corte mais abrupto entre planos que deveria ter sido melhor elaborado.
Interessante na sua globalidade e que merece a devida atenção por alguns tópicos abordados, se bem que ligeiramente, esta curta conseguiria ter ido mais longe se lhes tivesse dado um maior destaque e desenvolvimento.
.
.
5 / 10
.

1 comentário: