terça-feira, 11 de março de 2014

An Instagram Story (2014)

.
An Instagram Story de Roberto Pérez Toledo é uma curta-metragem espanhola genialmente orquestrada por este que é um dos mais promissores talentos da cinematografia do nosso país vizinho.
Malena (Claudia Traisac) é uma jovem que, como tantas outras, tem as mais variadas contas em redes sociais onde para além das suas fotografias desabafa sobre a sua vida, os seus gostos e principalmente as suas relações amorosas que aqui se prendem nas duas paixões que ela tem.
Por um lado Malena fala sobre Nacho (Juan Trueba), um rapaz de quem gosta e com quem partilha o lado mais filosófico e psicológico dos seus gostos mas que considera mais fisicamente "apagado". Por outro, faz também considerações sobre Jorge (David Mora), alguém que considera fisicamente mais interessante mas com quem revela não conseguir ter nenhuma conversa que perdura e com a qual se identifique.
Para além do facto de Roberto Pérez Toledo fazer esta curta-metragem exclusivamente graças às novas tecnologias, ou pelo menos sobre a "importância" que estas têm na comunicabilidade entre as pessoas, aquilo que ele consegue fazer de mais positivo ainda é a construção de toda uma história graças ao recurso de fotografias que compõem então toda uma linha histórica e temporal (não esquecer que tal como o próprio título indica nos estamos a referir ao instagram), e que dá "vida" aos pensamentos amorosos da jovem Malena que, pelos comentários que já li feitos a esta obra, resultaram na perfeição ao ponto de alguns imaginarem que An Instagram Story não é uma curta-metragem ficcionada mas sim uma história real de uma jovem que decide a sua vida através dos conselhos sentimentais que pede aos seus fãs nas ditas redes sociais e da quantida de "likes" que cada uma das suas fotos publicadas recebe.
Se alguns destes comentários expressos demonstra a insatisfação de um público para com a realidade de uma jovem que se expõe, e expõe os demais, numa rede social, o mesmo quer dizer que o trabalho de Pérez Toledo foi brilhantemente cumprido na medida em que conseguiu retirar reacções bem firmes de um público que desconhece a realidade e que supõe que esta curta-metragem mais não é do que a realidade de "alguém".
Inventiva a imaginativa, An Instagram Story é uma francamente original forma de mostrar o quão dependentes estamos das novas tecnologias bem como das redes sociais, e a força e importância que as mesmas têm ao serem elementos de criação de opinião, mais ou menos fundamentada, naqueles que as seguem. Muitos dos quais sem perceber que, por vezes, mais não estão do que a ser encaminhados para aquilo que o emissor pretende que o receptor saiba ou sobre o qual opina, tornando-se assim numa clara aposta ganha deste talento emergente do cinema espanhol.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário