terça-feira, 6 de outubro de 2015

European Film Awards 2015 - Prémios Honorários

.
A Academia Europeia de Cinema anunciou hoje os premiados com os EFA honorários de 2015. Premiada com o Lifetime Achievement Award será a actriz britânica Charlotte Rampling pelo notável conjunto da sua carreira. Nascida no Reino Unido mas com um percurso que a fez passar por Gibraltar, França, Itália e Espanha, Rampling destaca-se assim como uma actriz Europeia multifacetada tendo ainda trabalhado com diversos realizadores Europeus como Luchino Visconti, Liliana Cavani, Patrice Chereau, François Ozon, Iain Softley, Laurent Cantet, Claude Lelouch, Gianni Amelio, Bille Augut, Alan Parker ou Lars von Trier.
Charlotte Rampling já fora nomeada cinco vezes para o European Film Award - Sous le Sable em 2001 para o EFA e para o Prémio do Público, Swimming Pool em 2003 para o Prémio do Público, Immortel (Ad Vitam) em 2004 para o Prémio do Público e finalmente por Lemming em 2005 para o Prémio do Público. Rampling saiu vencedora do EFA em 2003 pela sua interpretação em Swimming Pool de François Ozon.
A actriz é ainda vencedora de um César Honorário da Academia Francesa de Cinema, tendo recebido quatro nomeações competitivas para o mesmo prémio - três enquanto melhor actriz e uma como melhor actriz secundária - e recebeu no início deste ano o Urso de Prata do Festival Internacional de Cinema de Berlim pela sua interpretação no filme 45 Years, de Andrew Haigh que se encontra na lista de longas-metragens pré-seleccionadas aos EFA.
Para além da sua destacada carreira no cinema Europeu, Charlotte Rampling foi ainda presença em várias produções norte-americanas tendo trabalho com realizadores como Dick Richards, Woody Allen e Sidney Lumet.
.
.
O outro prémio honorário entregue pela Academia Europeia de Cinema será o European Achievement in World Cinema a atribuir ao actor austríaco Christoph Waltz. Com uma carreira que se iniciou no teatro, Waltz rapidamente se tornou uma personalidade reconhecida na televisão tendo atingido fama internacional com a longa-metragem Inglorious Basterds, de Quentin Tarantino pelo qual venceu o Prémio de Interpretação no Festival Internacional de Cinema de Cannes, o Globo de Ouro de Melhor Actor Secundário, o BAFTA da Academia Britânica e finalmente o Oscar da Academia Norte-Americana de Cinema na mesma categoria.
Em 2012 voltaria a colaborar com Tarantino tendo interpretando "Dr. King Schultz" na longa-metragem Django Unchained com o qual voltou a vencer o seu segundo Globo de Ouro, BAFTA e Oscar de Melhor Actor Secundário.
Na altura em que se prepara para estrear no cinema o mais recente filme da saga Bond - Spectre, de Sam Mendes - há ainda que destacar a extensa carreira de Waltz que para além da colaboração com Tarantino já o levou a trabalhar com realizadores como Tim Burton, Terry Gilliam, Roman Polanski e Francis Lawrence.
.
.
A vigésima-oitava cerimónia dos European Film Awards irá realizar-se em Berlim, na Alemanha, no próximo dia 12 de Dezembro.
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário