terça-feira, 30 de maio de 2023

Back to Bed (2022)

.
Back to Bed de Carlos Cobos Aroca (Espanha) é uma das mais recentes curtas-metragens de terror vindas do país vizinho e que nos revela Sarah (Sarah Hanif) que, numa noite de chuva depois de um apagão, começa a receber estranhas mensagens de voz através de uma aplicação avisando-a de acontecimentos porvir.
Nada melhor do que uma noite chuvosa para todos os medos e terrores irracionais verem a "luz do dia". De repente, e sem que nada o faça adivinhar, todos os monstros saem do nosso imaginário colectivo e todos os mitos urbanos se transformam em realidades que ninguém ousa questionar. E aqui o facto é "real"... o monstro ameaça com pequenos sinais que se manifestam no silêncio daquela casa provocado por uma noite onde são forçosamente escutados os pensamentos que se têm e que, sem ser pedido ou chegarem anunciados, agora saem do tal armário onde se escondem com uma paciência invulgar. Mas, será que o armário esconde mesmo esses monstros ou estarão eles à espreita em lugares inesperados (ou talvez não) desviando a nossa atenção para outro local capturando-nos, de seguida, pela surpresa?
Ainda que esta curta-metragem não traga ao espectador nada de absolutamente novo ou genial pela sua inovação, Back to Bed manifesta-se sobretudo pela qualidade dos pequenos detalhes, efeitos e jogos de luz versus sombras que nos fazem realmente distrair daquilo que deveria ser importante e que, na realidade, já são "surpresas" do nosso conhecimento no que a este género cinematográfico em específico se refere. A surpresa chega, é um facto, mas depois de esta se manifestar fica para o espectador a compreensão daquela ideia do "ah... já devia esperá-lo" não deixando margem para um momento cativante ou inovador mas sim recorrendo a um território já conhecido para revelar um twist que, afinal, não o é.
Mantêm-se portanto os elementos positivos no que há técnica diz respeito e por uns bons minutos de um terror já nosso conhecido mas, no final, fica um pouco amargo de boca por não se assumir como um filme de género diferente, inovador ou que dê vida aos medos do escuro de uma forma mais cativante.
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário