domingo, 16 de maio de 2010

Mr. Bean's Holiday (2007)

Mr. Bean em Férias de Steve Bendelack é daqueles filmes que, tal como toda a obra do Rowan Atkinson, ou se ama ou se detesta.
Eu não direi que amo o filme no entanto, criei por toda a obra deste actor uma especial empatia. Se pensarmos nos pequenos sketches que passavam aqui há uns anos na RTP em que assistiamos às inúmeras aventuras do Mr. Bean, tinhamos claro além das confusões enormes que ele conseguia arranjar, um factor comum a praticamente todas elas.
Esse seu factor, não só das pequenas curtas como também da própria personagem era a sua extrema solidão. Era à custa dela que esta personagem alheia a tudo e todos construía o seu própria mundo onde, para ele, a vida era perfeita apesar dos seus pequenos problemas. É exactamente este factor que aqui voltamos a ter.
Depois de separar um pai de um filho numa viagem a Cannes, Bean vive um sem número de experiências que passam desde a simpatia e amabilidade de estranhos até à união, amizade e amor. Esta é de uma forma muito resumida o que se passa no filme. E claro, não nos podemos esquecer das aventuras e confusões sem fim que ele inadvertidamente provoca e que estão na base de todas as experiências vividas por ele.
É disto exemplo o momento mais comovente e digamos "dramático" do filme, ao assistirmos ao vídeo das suas filmagens que passa em "pleno festival de Cannes". Um momento puramente brilhante se a ele prestarmos devida atenção bem como ao texto de fundo que se ouve. Para o filme que é, que se trata basicamente de uma comédia, temos ali uma mensagem profundamente reconfortante.
Temos então Rowan Atkinson... ou melhor, Mr. Bean no seu melhor.
Bom entretenimento que vale a pena ver, e do qual gostamos sempre apesar de já ter passado dezenas de vezes na televisão.



6 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário