sexta-feira, 13 de abril de 2012

Setúbal, Uma Galinha que Não Canta (2011)

.
Setúbal, Uma Galinha que Não Canta de António Aleixo e Fábio Vicente é uma curta-metragem documental sobre a cidade referida no título.
Muito ao estilo de uma declaração de amor por Setúbal, esta curta retrata um pouco do passado onde ocupava uma posição mais central no mapa de Portugal tanto económica como socialmente, e do presente da mesma onde agora se encontra quase ao abandono, mais desertificada e sem o esplendor que ocupou noutros tempos mesmo quando os poucos acontecimentos culturais que por lá acontecem não são devidamente divulgados.
O que de facto mais me agradou neste pequeno documentário foi a referida declaração de amor feita à cidade, não só pelos dois realizadores como também pelo conjunto de entrevistados que pelas suas palavras revelam a dedicação à sua cidade. Podemos, por diversos momentos e mesmo não sendo ou nunca estado por lá, perceber que tal como tantos outros sítios escondidos por Portugal, ali existe potencial que consegue dignificar a cidade. Infelizmente, e não se percebendo porquê, Setúbal continua a ser uma cidade "desconhecida" que não aproveita os muitos recursos que tem para voltar, uma vez mais, a ter o merecido destaque.
Curioso, interessante e bem pensado, é um curto documentário que vale a pena ver.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário