quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Córtex - Festival de Curtas-Metragens de Sintra 2013

.
O Córtex 2013 - Festival de Curtas-Metragens de Sintra está de volta ao Centro Cultural Olga de Cadaval de 10 a 13 de Outubro, onde vai ser exibida uma selecção das mais recentes curtas nacionais e internacionais. O Festival seleccionou este ano dezassete curtas-metragens para a Competição Nacional e seis para a Competição Internacional.
Depois da homenagem a António Campos na edição de 2012, o Córtex reserva para 2013 uma homenagem ao cineasta João César Monteiro, no ano em que se assinalam os dez anos do seu falecimento, dedicando-lhe assim a sessão de abertura do festival com a exibição de nove das suas curtas-metragem. A partir de 10 de Outubro e até ao final do festival estará também patente uma exposição de fotografias de rodagem do realizador no Centro Cultural Olga Cadaval. Terá por fim lugar um debate com a presença de actores, produtores e técnicos que trabalharam e fizeram parte da vida do cineasta, assim como de novos realizadores cujo trabalho é influenciado pela sua obra.
A Competição Nacional apresenta, este ano, nos dias 11 e 12 de Outubro, sexta e sábado, 17 curtas-metragens produzidas entre 2012 e 2013 que concorrem ao Prémio do Júri e ao Prémio do Público. Os filmes a concurso são:
.
Carrotrope, de Paulo D'Alva
O Coveiro, de André Gil Mata
Deus Dará, de Tiago Rosa-Rosso
O Facínora, de Paulo Abreu
Fonte Longa, de Luís Costa
Gambozinos, de João Nicolau
A Herdade dos Defuntos, de Patrick Mendes
Luminita, de André Marques
Má Raça, de André Santos e Marco Leão
Na Escama do Dragão, de Ivo. M. Ferreira
A Palestra, de Bruno D'Almeida
Primária, de Hugo Pires
Rei Inútil, de Telmo Churro
Rhoma Acans, de Leonor Teles
Teles, de José Magro
Torres, de André Guiomar
Um Rio Chamado Ave, de Luís Alves de Matos
.
Da Bélgica, Espanha, França e Turquia chegam as seis curtas-metragens que integram a Competição Internacional que este ano encerra o festival que concorrem para o Prémio do Júri. Os títulos dos filmes apurados são: 
.
Aquel No Era Yo, de Esteban Crespo (Espanha)
Le Cri du Homard, de Nicola Guiot (Bélgica)
Los Demonios, de Miguel Azurmendi (Espanha)
Les Lézards, de Vicent Mariette (França)
Le Maiollot de Bain, de Mathilde Bayle (França)
Sessiz/Be Deng, de Rezan Yesilbas (Turquia)
.
Este ano o júri é composto pela actriz Carla Chambel, a realizadora Graça Castanheira, o programador e realizador José Vieira Mendes, Marta Fernandes (Distribuição e Marketing da Midas Filmes) e o jornalista Nuno Galopim.
Desde 2010 que o Córtex - Festival de Curtas Metragens de Sintra é organizado e produzido pela Fundação Cultural e Teatral Reflexo e programado por Michel Simeão e José Chaíça. A presente edição tem como principal objectivo oferecer ao público uma visão do cinema emergente português e contribuir para uma maior notoriedade dos novos realizadores, dando-lhes a oportunidade de mostrar os seus filmes a um maior número de pessoas a partir de duas competições, a Nacional e a Internacional, cujos prémios são patrocinados pela empresa “The Lux Way”.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário