sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Succes (2008)

.
Sucesso de Diederik Ebbinge é uma curta-metragem holandesa de comédia e o filme que abriu a segunda edição do Cinema Bioscoop - Festival de Cinema da Holanda e da Flandres de Lisboa, que decorre este ano no Cinema São Jorge e na Cinemateca.
O argumento escrito por Ebbinge apresenta-nos Jos (René van 't Hof), um homem aparentemente solitário, nervoso e ansioso que nos revela preparar-se para uma tarefa muito importante para a sua vida profissional. É quando chega ao sala de conferências que o seu confiante patrão Van Dam (Sieger Sloot), o chama para fazer a sua esperada apresentação que deixa todos de boca aberta.
No entanto, é depois da sua confirmação como o novo talento da empresa que assistimos uma vez mais àquilo que é a verdadeira e trágica vida e Jos que, infelizmente é apenas mais um homem que tenta desesperadamente deixar a sua marca num mundo por onde terá uma breve passagem.
A grandeza desta divertida mas ao mesmo tempo triste curta-metragem reside principalmente no argumento de Ebbinge que nos diverte durante todo o tempo até ao último instante em que percebemos que "Jos", por muito sucesso que possa aparentar, falha no principal ao não ter ninguém que testemunhe a sua passagem, as suas conquistas e, no fundo, e a sua vida.
Num brilhante registo interpretativo de René van 't Hof, Sucesso conquista-nos pela sua comédia non stop e desarma-nos pela tragédia com que se apresenta sobre o estilo de vida workaholic que domina o Homem na sociedade moderna.
.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário