quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Engagement (2017)

.
Engagement de Roberto Pérez Toledo é uma curta-metragem espanhola de ficção na qual o realizador volta a abordar a temática das relações nesta era das redes sociais e respectivas tecnologias. Até que ponto a relação o é de facto se não confirmada com inúmeras likes e fotografias de dias felizes para que todos a possam comprovar e confirmar?
Com um argumento também da sua autoria, Pérez Toledo capta de forma irónica e mordaz uma relação dita moderna. Tanto "Ele" (David Mora) como "Ela" (Andrea Dueso) são o resultado de um mundo em que as pessoas não se conhecem de forma dita normal - para os pârametros do antigamente -, mas sim através de redes sociais que ambos mantêm a título individual para que todos os demais amigos e conhecidos - mais estes - possam confirmar o seu dia-a-dia de uma forma religiosa como que uma confirmação não só da sua existência como sobretudo de uma qualquer relevância social tida como status.
Um like... alguns seguidores... muitas visualizações de página. Assim se mede a importância de cada um num mundo fisicamente distante mas que se aproxima através de um monitor que espelha a quantidade de momentos - fabricados ou não - que o "outro" resolve publicar e dar a conhecer como a sua vida. No entanto o problema chega quando dentro da referida relação se começam a controlar não só os likes que se recebem mas também aqueles que dentro do próprio casal são atribuídos a terceiros questionando a existência de uma fidelidade online que, impossível de ser traída pessoalmente, se sente ameaçada nos meandros das redes sociais.
Felicidade versus teatralidade e fidelidades versus curiosidade, Engagement é mais um trabalho do realizador espanhol que insiste em analisar os meandros das relações modernas, a sua formação, os seus inuendos e até mesmo a sua constante e crescente normalidade distanciando-se daquilo que todos conheciam como "normal" e assumindo-se como o novo modelo comportamental e de relacionamentos neste (já não tão) novo século.
.

.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário