segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Fame (1980)

Fama de Alan Parker é um filme que tem como base as vidas de um grupo de adolescentes que opta por uma forma diferente de ensino, ou seja, numa escola de artes.
Esta versão original datada de 1980 entrega-nos mais um contributo deste magnífico realizador que nos habituou já às mais diversas abordagens sociais das realidades do século XX. Temos aqui a realidade urbana de Nova York que se centra nas mais diversas vivências do grupo de jovens protagonista do filme. Os problemas familiares, a vontade de alcançar a fama, os dramas psicológicos e de adaptação estão aqui todos retratados. Alan Parker entrega-nos assim com este filme mais um retrato da América terra dos sonhos que todos pretendem alcançar mas do ponto de vista daqueles que não os chegaram a ter. É mais uma vez o lado das desilusões e dos sonhos vencidos e não conquistados que nos é apresentada através de um filme que consegue ter alguns momentos de comédia, principalmente expostos durante as audições para a escola, e uns quantos musicais que chegaram a ser premiados, nomeadamente a canção que dá título também ao filme, não só com o Globo de Ouro mas também com o Oscar de Melhor Canção Original.
Não é um filme magnífico mas não deixa no entanto de ser um filme curioso que retrata de uma forma simples mas efectiva as ambições de uma juventude e que deu também origem a uma série televisiva que marcou a própria geração da altura.
De destaque ainda a participação como actriz de Irene Cara que viria uns anos mais tarde a ganhar ela própria Oscar de Canção Original pelo tema principal do filme Flashdance.
.


6 / 10

Sem comentários:

Publicar um comentário