quarta-feira, 20 de junho de 2012

Papel Amachucado (2012)

.
Papel Amachucado de Leandro Barros e Lucas Afonso é também uma das várias curtas-metragens produzidas no âmbito da disciplina de Oficina das Artes da EB 2,3 do Viso - Viseu que ocorreu no Museu Grão Vasco.
Esta curta-metragem conta-nos a história de uma jovem adolescente que chega a uma escola nova e onde se encontra sózinha e sem amigos. Do isolamento forçado ao frequente empurrar, o caminho para a sala de aula parece insuportável. Uma vez lá chegada nada parece mudar, e continua a ser alvo dos constantes ataques dos seus colegas.
De todos menos um... Aquele colega que lhe envia um misterioso papel que esperamos leia. O que dirá?
Além da interessante história que além de um tema tão importante como a solidão retrata questões como o bullying ou a violência que pode assumir muitas formas que não só a física, aquilo que me fez pensar mais quando assisti a este muito interessante trabalho foi, por um lado, os magníficos planos de exterior captados por, repito, tão jovens realizadores. Aquele que acompanha este comentário é, de facto, esmagador. Além da sensação de imensidão que dá, esta é acompanhada de uma enorme sensação de vazio e solidão. Todo o espaço à sua volta estão "povoados" pelo nada, algo que demonstra uma enorme capacidade de enquadramento de imagem e da sensação que se pretende transmitir ao público.
Por outro lado, e algo que é quase impossível não referir, a abordagem a temas tão complexos como os já referidos por alguém que ainda se encontra numa fase inicial da adolescência e que faz pensar até que ponto já não os presenciaram e têm assim uma ideia tão bem formada do quão importantes são e de os mostrar ao mundo através dos seus olhos.
Recorrendo a um cliché cinematográfico, senti uma lufada de ar fresco ao assistir a esta curta, e questiono-me sobre o quão importante seria "investir" mais em alunos que já conseguem entregar trabalhos tão eficazes e bem realizados como este.
Repetindo-me... Thumbs WAY up!
.
9 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário