quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Alvo e a Sombra (2012)

.
O Alvo e a Sombra de João Sacramento é uma curta-metragem portuguesa facilmente enquadrada num género de mistério e crime.
Dois homens comunicam entre si enquanto um deles persegue uma mulher até ao edifício onde ela se dirige. Quando lá chega o seu trajecto muda imediatamente rumo ao local onde se encontra um dos homens. A trama adensa-se quando tentamos perceber o porquê desta misteriosa perseguição que ganha, muito rapidamente, contornos de complot empresarial e financeiro.
O argumento de João Ferreira e Susana Francisco tem traços pouco habituais ou explorados no cinema português, mas que ainda assim, e caso se tratasse de uma longa-metragem, poderiam ter sido mais saudavelmente explorados entregado (potencialmente) uma história de crime e mistério bem mais apelativa. 
De notar ainda alguma fragilidade do trabalho de câmara nas filmagens que nos momentos de perseguição exteriores que tornam a visualização do filme um pouco complicada bem como a captação de som interior que contém muito eco incomodativo para o espectador. Factos estes que deduzo se devem a alguma inexperiência dos realizadores.
Ainda assim, e se considerarmos que é um trabalho amador, consegue ser interessante mesmo recorrendo aos clichés habituais dos filmes norte-americanos do género onde tudo termina numa sala misteriosa e desprovida de grandes adornos onde todos podem enfrentar a morte iminente.
.
.
5 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário