terça-feira, 19 de maio de 2015

Una Cuestión de Etiqueta (2014)

.
Una Cuestión de Etiqueta de Roger Villarroya e Mario Rico é uma curta-metragem espanhola de ficção que leva o espectador a um inesperado velório.
Carlos morreu. Numa enorme sala todos falam sobre ele até que o seu irmão (Álvaro Cervantes) aborda Julián (David Pareja) com uma não tão invulgar questão.
Os dois realizadores e argumentistas levam o espectador a uma interessante reflexão sobre os tempos modernos e o uso das novas tecnologias para todo o tipo de "eventos" que decorrem. Quando se tornou banal, ou até mesmo vulgar, recorrer às novas tecnologias para colocar marcas em eventos, pessoas e lugares para avisar toda uma rede de contactos - conhecidos ou não - sobre aquilo que fazemos, como e até onde, Una Cuestión de Etiqueta elabora a interessante questão sobre até onde irão os limites? Quando é que estes interferem com a dor ou a privacidade dos demais e até que ponto será "normal" fazer de um funeral um "evento" facebookiano?!
Com um sentido de humor controlado - mas corrosivo - que prende pela ironia contida, Álvaro Cervantes e David Pareja conferem ainda um interessante dilema ao questionar o espectador sobre até que ponto conhecemos o "outro" com quem convivemos e que pode ser o nosso pai, irmão ou amigo mais chegado. Até que ponto não existe uma dupla vivência sendo a realidade apresentada como aquilo que conhecemos e aquilo que é colocado numa qualquer rede social um mero vislumbre desse "todo" que conhecemos.
Mordaz e invulgar, Una Cuestión de Etiqueta tece a sua própria concepção das nossas regras sociais de educação e de comportamento nesta nova sociedade cibernética.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário