O Que se Passa com Bob? de Frank Oz é uma das melhores e mais hilariantes comédias dos anos 90 que tem nos papéis principais dois míticos actores. São eles Bill Murray e Richard Dreyfuss.
Bob Wiley (Murray) é um homem com múltiplas fobias e mania de todo e mais algum tipo de doenças. Tudo para ele é complicado e problemático e o simples facto de sair à rua é para ele um risco não só para a sua saúde como para a sua vida.
Todos os psiquiatras fogem dele. Nenhum o aguenta. É esgotante acompanhar uma pessoa que é na realidade uma bomba relógio de doenças.
No entanto, o proeminente psiquiatra Leo Marvin (Dreyfuss) que tem a vida perfeita, a família perfeita e a carreira perfeita aceita, a pedido de um seu colega, acompanhá-lo e tratá-lo, e aquilo que parecia um negócio perfeito acaba rapidamente por se mostrar o maior pesadelo deste médico.
Se inicialmente o doente parecia um desequilibrado, à medida que o filme se desenrola facilmente se percebe que quem fica fora de controlo é o psiquiatra.
Com o decorrer da história acabamos por conhecer não só Bob como uma pessoa com problemas sim, mas que na realidade estes mais se devem a um profundo estado de solidão e de medo em se relacionar com as demais pessoas que o rodeiam pois não quer ser abandonado. Pretende sim um círculo onde se integrar e onde possa ser aceite.
Por sua vez, o psiquiatra Leo Marvin tem aquilo a que se pode chamar de uma vida perfeita. Perfeita a todos os níveis. Perfeita demais até. É por isso que ao longo do filme a vemos desmoronar e revelar-se como aquilo que é na realidade... Uma perfeita imperfeição. Uma vida de muita fachada e muita aparência que esconde muitos problemas especialmente de relação social e familiar.
Tanto Murray como Dreyfuss têm aqui duas interpretações soberbas e que deveriam ter sido recompensadas com nomeações a todo o tipo e mais algum de prémios no ano correspondente, mas que foram, estranhamente (ou talvez não) quase ignoradas. Os dois complementam-se de uma forma tão brilhante que é uma delícia ver este filme. E acreditem quando o digo pois vi-o vezes e vezes sem conta que até hoje ainda me lembro de vários diálogos do filme. E o pior é que nunca me cansou.
Este O Que se Passa com Bob? é daquelas comédias com que não se pode deixar de simpatizar, rir, gostar e repetir a dose. Simplesmente perfeita e hilariante. É impossível vê-la e no final não ficar com alguns tiques... "A noodle... a poodle... a doodle..."
"Bob Wiley: I feel good, I feel great, I feel wonderful... I feel good, I feel great, I feel wonderful..."
10 / 10
Fazer um pequeno comentário... Este é dos filmes que definitivamente não gosto, mesmo assim ainda irei tentar vê-lo, isto também porque não gosto do bill murray... :)
ResponderEliminarAbraço-te
Não gostas ? Pasmo eheh eu adorei este filme... acho que tem cenas de comédia hilariantes, mas lá no fundo não é mais do que uma história de solidão... Muito bom mesmo (claro... para mim eheheh)
ResponderEliminar