sábado, 2 de outubro de 2010

Gaau Ji (2004)

.
Preciosa Iguaria de Fruit Chan que conta com as actrizes Bai Ling e Miriam Yeung Chin Wah nos principais papéis de um filme que apesar de francamente "morno" tem momentos que reviram de facto o nosso estômago.
A Senhora Lee (Chin Wah) a viver os seus dias de meia idade longe do auge que atingiu durante a adolescência na televisão e a sentir o afastamento progressivo do seu marido ouviu falar de uns pastéis misteriosos feitos por Mei (Bai Ling), uma secreta e inconvencional cozinheira residente num bloco que mais parece "social".
Não vou revelar de que são feitos os respectivos pastéis pois rapidamente percebemos os seus ingredientes, no entanto adianto que é no mínimo repugnante pelo grafismo com que os vemos e na naturalidade com que se fala deles ou até mesmo daquilo que se faz para os obter.
Os momentos finais em que vemos em ponto grande são no mínimo perturbantes... safa-nos o facto da imagem ser um pouco desfocada porque senão... era repugnante e asqueroso (e é na mesma...)
Detalhes à parte é interessante verificar o trato de temas como a eterna juventude e os custos infinitos que muito boa gente faz em seu nome, bem como o culto que muitas sociedades hoje em dia têm de que atingindo uma certa idade as pessoas são para colocar à margem de tudo e de todos.
O culto da beleza e do look perfeito associado à sexualidade e como pela conjugação de todos estes factores algumas pessoas estão dispostas a tudo... a sacrificar seja o que fôr inclusivé a sua própria integridade que, no final, se revela ser muito pequena.
Interessante de se ver mas não se torna um dos filmes mais significativos do género de terror grotesco pois apesar de se ver muito daquilo que queremos ver (sim, somos uns voyeuristas), muito fica ainda por mostrar ou pelo menos por tornar ainda mais medonho e asqueroso. Queremos sempre ver mais...

.
6 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário