quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Life in Bubbles (2009)

A Vida numa Bolha de Nadine Lüchinger retrata-nos uma sociedade argentina que era, para mim, completamente desconhecida.
Este interessante documentários dá-nos uma visão da actual Argentina onde uma classe endinheirada vive em exclusivos country-clubs onde apenas os moradores podem entrar e disfrutar de um estilo e nível de vida bem elevados e afastados da realidade do país.
Conscientes de que o mundo "lá fora" está de facto complicado e difícil para muitos desde a grave crise financeira que abalou o país no início do novo século, o que é certo é que esta classe rica não pensa em abdicar da sua tranquilidade, segurança e boa qualidade de vida em nome de uma sociedade mais igualitária.
Este documentário que assisti no âmbito do curso "América Latina Hoje" foi um pequeno grande achado que ilustra uma interessante faceta e realidade de um país e que, como documentário que é, cumpre na perfeição a sua missão.
Como observação pessoal apenas tenho a relatar um aspecto em particular que fixei como mais representativo deste elevado "estilo" de vida... Não discordo de uma possibilidade de se viver com conforto e segurança mas, no entanto, espantou-me pela negativa ao verificar as primeiras imagens de Highlands, o country-club referido, em que a mesma entrada estava dividida em dois muito específicos portões... o primeiro para os moradores e o segundo para todo o pessoal "externo" que passa desde os simples jardineiros até às empregadas domésticas. Esta imagem muito caracteristica e que guardo na memória faz-me lembrar um certo movimento, pensava eu já extinto, chamado de apartheid.
Muito interessante e revelador aconselho-o a todos aqueles que têm curiosidade sobre outras formas e estilos de vida em países dos quais temos, infelizmente, poucos conhecimentos.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário