sábado, 1 de agosto de 2015

Mobiliario Urbano (2014)

.
Mobiliario Urbano de Ignacio Nacho é uma curta-metragem espanhola num estilo de documentário social que nos apresenta a dura e triste realidade espanhola - e não só - dos últimos anos nos quais os despejos das famílias das suas casas atingiram números nunca antes imaginados.
Tal como um poema visual pelo qual acompanhamos algumas pessoas que olham a câmara - e como tal o espectador - de frente, humanizando as suas realidades como se fossem as nossas, percebemos a sua mensagem como algo silenciosamente inquietante. A casa não são apenas quatro paredes de cimento mas sim um conjunto de memórias passadas e presentes que no seu todo forma(ra)m um lar... o espaço onde uma família se constituiu, onde aumentou e na qual estão depositadas todas as alegrias e tristezas de uma vida.
Tudo se perdeu menos a dignidade. A dignidade daqueles que foram forçados a transformar-se, a encontrar um novo lugar e a perceber em primeira mão a injustiça de uma vida regida por políticos descontroladas que exigiram o impossível e que agora levam o pouco que cada um tem.
Ignacio Nacho transforma o seu Mobiliario Urbano numa curta-metragem desarmante, crua, dura e cuja realidade muitos de nós conhecem em primeira mão. Um documentário forte e cujos breves minutos de duração decorridos num silêncio de palavras transformam a (sobre)vivência de vidas reais numa poderosa mensagem de coragem e de dignidade.
As casas são mais do que quatro paredes de cimento com janelas... são vidas, são histórias, tristezas e alegrias que por motivos que estas famílias não controlam, lhes foram impiedosamente retiradas. São espaços aos quais não conseguem voltar mas que carregam para sempre uma parte deles mesmos.
.
9 / 10
.

Sem comentários:

Publicar um comentário