terça-feira, 17 de novembro de 2015

Arosake Chiniye Baba (2013)

.
Arosake Chiniye Baba de Ali Zare Ghanatnowi é uma curta-metragem iraniana de animação que de forma inteligente e direccionada não só a crianças como principalmente a adultos explica, através dos olhos de uma criança, e de forma "inocente" mas mordaz os dias de terror de uma ditadura e os efeitos sobre uma família.
Através dos bonecos feitos pela mãe, uma jovem criança reconta os acontecimentos que levaram à detenção do seu pai na Teerão dos anos 70 do século passado. Num ambiente onde reina o medo e a opressão, a censura ganha vida e o livre pensamento é então pouco mais do que uma memória proibida do passado.
Quando a mudança de regime proíbe e sanciona todos os relatos dos "novos dias", cada um encontra uma forma de exteriorizar aquilo que vê, sente e presencia e a forma desta jovem criança o fazer chega através dos elementos e dos objectos que mais próximos de sim tem... os bonecos. Desde a invasão do seu lar à detenção do seu pai - que chegou a morrer na prisão com o número 9831 -, o espectador tem assim uma perspectiva através de um olhar inocente sobre acontecimentos políticos e sociais transformadores que lhe conferem uma abordagem sobre a forma como todas estas mudanças são sentidas e perceptíveis mesmo aos olhos daqueles que parecem estar imunes aos mesmos e que assustam não só per si como principalmente pela forma como permanecem na mente daqueles que em jovem idade os presenciam.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário