terça-feira, 17 de novembro de 2015

Un Día Diferente (2014)

.
Un Día Diferente de José Luis Lozano é uma curta-metragem espanhola de ficção que retrata para o espectador um dia na vida de um sem-abrigo que aqui desperta para mais um conjunto de situações comuns àqueles que vivem sem tecto. Mas, o que aconteceria se este dia não fosse como os demais?
Esta brevíssima curta-metragem - cujo desfecho apesar de anunciado se torna como uma reflexão sobre os dias modernos - poderá ser considerada como uma interessante exercício sobre a condição humana na medida em que reflecte não só sobre as vivências diárias de alguém que não foi bafejado com a sorte da vida mas também sobre aqueles que tendo sido se demonstram como pessoas frias, indiferentes e amargas para com as situações adversas dos demais.
Se considerarmos que aqueles que se encontram na rua são, à partida, pessoas cuja vida se encaminhou para o rumo errado e que, como tal, tiveram de se ver a braços com escolhas complicadas, Un Día Diferente transforma-se assim numa versão alternativa desta escolha onde se descobre esse lado não por uma inevitabilidade mas sim como uma opção didática daqueles que não a tiveram. No fundo, o tal "dia diferente" aqui analisado é não tanto o daqueles que não tiveram escolha mas sim o daqueles que confortavelmente ignoram quem de forma silenciosa e anónima percorre as ruas sem hipótese de escolher.
Quase como uma lição de moral, o espectador é então forçado a ver que a sua existência pode ser má mas outros existem que sofrem não só com as dificuldades económicas e financeiras que os afligem mas também com a indiferença e crueldade que outros decidem de forma fria afectar quem já pouco tem.
Interessante de um ponto de vista social, Un Día Diferente poderia constituir-se como o nosso - do espectador - dia diferente... A questão apenas se coloca se estamos dispostos a aceitá-lo...
.
6 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário