terça-feira, 3 de novembro de 2015

Le Premier Pas (2014)

.
Le Premier Pas de Aurélien LaPlace é uma curta-metragem francesa de ficção que nos relata a agitada vida de Eric (Ambroise Carminati), um jovem agente de viagens que todos os dias corre - literalmente - para o pacato local de trabalho com uma única missão.
Com a acentuada queda de vendas de viagens e uma provável transferência de local de trabalho, Eric tem apenas uma semana para alcançar o seu sonho... que está a apenas vinte metros de distância.
O argumento de LaPlace transforma-se de uma história sobre um tipo pacato que procura apenas o seu lugar junto da felicidade num conto sobre os tempos modernos onde o trabalho que nem sempre é agressivo mas pode transformar toda uma vida de forma irreparável. Não, não se trata de mais uma história sobre a crise - pelo menos não de uma forma tão directa e explícita como noutros filmes - mas sim das transformações que as circunstâncias e os acasos de uma vida profissional oferecem à vida de alguém que, até um certo momento, se limitava a ter o seu espaço e rendimento estável. Mas... e quando isso não chega? Quando falta aquele pequeno "algo" que poderia ter todo o significado? É as estas questões que vem responder "Julie" (Élise Bernard), a vizinha do outro lado da rua que "Eric" tão insistentemente observa. Assim, Le Premier Pas responde de forma actual à eterna questão sobre quando poderá mudar a vida de um Homem - no sentido lato - e sobre os pequenos sinais que são deixados pelo caminho que podem indiciar que algo está prestes a mudar.
Mas, Le Premier Pas não se deixa limitar pelo óbvio ou pelo simples "olá" indo ao ponto de tecer toda uma elaborada rede de aventuras e acasos, artimanhas e inuendos que permitem a estas duas personagens cruzarem-se num mundo de desencontros ainda que, por momentos, nem tudo seja tão óbvio como ambos poderiam esperar podendo inclusive gerar conflitos que nenhum esperava. Assim, porque não optar pelo mais óbvio, ou seja, o tal "olá" que poderia até responder a inesperadas questões sobre esta relação não confirmada?
Ao bom estilo de uma comédia romântica, Le Premier Pas surpreende por um inesperado desfecho sentimental e conquista pela forma romântica como dois anónimos se aproximam e se sentem mesmo quando não se "sabem" mutuamente.
.

.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário