sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Lágrimas de um Palhaço (2012)

.
Lágrimas de um Palhaço de Cláudio Sá é uma curta-metragem portuguesa de animação e uma das primeira nomeadas ao Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, a entregar no próximo dia 6 de Outubro no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.
O argumento desta curta-metragem, que também fora escrito por Cláudio Sá, apresenta-nos um palhaço velho e solitário que procura recordações sobre os seus momentos do passado no qual ainda tinha vivacidade e fazia rir. Agora ele mais não é do que uma sombra do mesmo e onde apenas procura a sua extinção.
Naquela que pode ser interpretado como uma reflexão sobre as escolhas e oportunidades que a vida nos proporciona, Cláudio Sá faz-nos pensar nas difíceis decisões que esta personagem toma. Que caminho seguir? Por que rumo optar? Serão as decisões que se tomam as mais acertadas ou vivemos numa constante escolha sobre o que poderá ser o melhor para nós próprios? Seguimos o nosso coração e fazemos o que nos deixa feliz ou optamos por algo que nos transmite alguma segurança sendo que, no entanto, esta é apenas uma ilusão que se manifesta ao sabor das nossas necessidades momentâneas?
Quando a principal figura que deve fazer rir, e até gargalhar, os demais não encontra mais motivos para o fazer, não deverá ser essa a altura que equaciona toda a sua vida e pensar optar por um novo rumo que o deixe mais feliz e disponível?
Um trabalho fascinante com uma animação surpreendente e cheia de expressividade e pequenos grandes detalhes que nos obriga a ver esta curta-metragem mais do que uma vez e que faz de Cláudio Sá um valor seguro a ter em conta para o futuro. Lágrimas de um Palhaço é uma curta-metragem obrigatória e uma séria candidata ao Sophia do próximo domingo.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário