quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Les Paysages (2012)

.
Les Paysages de Jerónimo Rocha é uma original e surpreendente curta-metragem que em pouco mais de um minuto nos consegue cativar enquanto fãs.
Um grupo de amigos parte em viagem nos seus carros. Até aqui tudo bem não fosse a genialidade de Jerónimo Rocha nos presentear com uma inesperada mas cativante paisagem pela qual o grupo de amigos atravessa.
Dentro de um apartamento, as divisões da casa e principalmente os seus objectos transformam-se nos obstáculos que aqueles minúsculos veículos têm de atravessar e os quais assumem as mais diversas funções neste "exterior" tão peculiar onde as imagens de televisão assumem a forma de cascatas, as margens das mesas os desfiladeiros que proporcionam uma paisagem sem limites, um lavatório se assume como a praia pela qual o grupo de amigos passa ou mesmo um rolo de papel higiénico se transforma no túnel pelo qual têm de passar.
Cativante pelo seu génio inovador e ambicioso pela forma como bem sucede na sua mensagem enquanto animação, Les Paysages deixa-nos uma enorme vontade de que pudesse ter sido uma grande (longa) metragem onde se pudessem explorar mais estas tão originais paisagens. Um filme vencedor.
.
.
9 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário