sexta-feira, 4 de abril de 2014

A Roza (2013)

.
A Roza de Marieta Cazarré e Juliano Cazarré (actor protagonista da longa-metragem Serra Pelada), é uma curta-metragem brasileira de animação presente na competiação oficial do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, a decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Esta agradável surpresa de animação conta-nos uma história de amor interrompido pelo ódio por não ser correspondido e o trágico destino de Maria Altina que viu o seu verdadeiro amor perdurar apenas pela perseverança de um roseiral que nasce na lama, fruto do amor ao qual não pode dar vida.
Esta animação que foge ao tradicional traço do desenho animado recorre à construção pela plasticina e objectos tradicionais de um meio interior rural, dá vida a um conjunto bem vivo de personagens animadas que nos fazem chegar esta história de amor e de tragédia, de esperanças e de corações desfeitos e sobretudo de vários amores que não são consumados.
A Roza preza pela sua originalidade o que a torna uma curta-metragem de eleição e que ainda consegue manter vivo um traço muito típico do interior profundo brasileiro graças ao meio em que se insere e através de uma narração bem característica.
.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário