segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sorria, Você Está Sendo Filmado (2013)

.
Sorria, Você Está Sendo Filmado de Suelen Cardoso é uma curta-metragem documental brasileira e a última a ser exibida na Mostra de Inclusão Social do FESTin, inteiramente preenchida por cinema do referido país.
André (André Santos) é um homem pacato que vagueia pelas ruas do Rio de Janeiro. Nas suas ocasionais pausas para se sentar e fumar um cigarro que, quando termina, atira para o chão. É neste momento que dá conta de que surge uma câmara que o faz sentir perseguido e observado em todos os seus pequenos actos que atentam contra a higiene e segurança na cidade, e que lhe mostram que ele por muito que tente, será sempre controlado em todos os passos que dá.
Esta curta-metragem, simples no seu trato e na sua execução, apesar de não ser nenhuma referência enquanto peça cinematográfica, serve essencialmente como um alerta ecológico e de boas maneiras que, na prática, poderia ser analisada em diversas campanhas pela conservação da natureza e do meio ambiente. Com alguns traços de comédia, ainda que ligeira, vence principalmente pelo bom humor que o seu protagonista entrega às suas péssimas acções (na curta), assim como pela dinâmica estabelecida entre ele e a sua sempre "fiel" companheira que o persegue por toda a cidade, bem como consegue tecer uma interessante mensagem sobre a privacidade nos tempos modernos que, ainda assim, não é explorada na medida e dimensão que poderia ter sido.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário