quinta-feira, 3 de abril de 2014

Desencontro Marcado (2013)

.
Desencontro Marcado de Alice Bessa, Duarte Dias e Marcley de Aquino é uma curta-metragem brasileira de ficção e a escolhida para dar início à secção competitiva nesta quinta edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa e que através de um argumento de Duarte Dias, vencedor do Prémio de Melhor Argumento na última edição do FIKE - Festival de Curtas-Metragens de Évora, nos conta a história de Carlos (Démick Lopes) que regressa à sua cidade natal para celebrar um pacto que firmou com João Miguel (Castro Segundo), o seu melhor amigo.
Ao entrar numa antiga igreja agora convertida em teatro comunitário, Carlos encontra o padre da paróquia que se encarrega de ter uma conjunto de questões e curiosidades que revelam que ele próprio tem os seus segredos ainda por contar. Irá Carlos conseguir reencontrar o seu amigo e assim saldar a amizade e a saudade que em tempos tinha?
O trio de realizadores consegue com esta curta-metragem prender o espectador à história de "Carlos", um homem que revela tanto pela história que conta como pelos grandes detalhes que induz a imaginar que o seu passado é muito mais sombrio do que aquilo que quer contar. No entanto não é menos verdade que deixa crer que também o misterioso "Padre" tem, também ele, um passado demasiado mórbido para a moral que agora apregoa aos demais.
Interessante pela sua direcção de fotografia que a preto e branco nos remete unicamente para a dinâmica entre as duas personagens e quase anulando todo o ambiente ao seu redor, Desencontro Marcado é uma curta-metragem que nos deixa a sentida necessidade de saber mais sobre estas duas personagens tão marcantes que revelam ter passados com muita história não só por contar como principalmente por resolver e que confirma que há muito mais por ver do que aquilo que os nossos olhos conseguem inicialmente captar podendo assim futuramente converter-se numa interessante longa-metragem tão sombria como os passados que estes dois homens parecem querer esconder.
.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Publicar um comentário