sexta-feira, 8 de setembro de 2017

O Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa (2016)

.
O Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa de Henrique Costa e Hugo Passarinho é uma curta-metragem portuguesa de animação e uma das candidatas ao Prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa de Terror nesta décima-primeira edição do MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa que decorre no Cinema São Jorge até ao próximo dia 10 de Setembro.
Numa qualquer rua da Lisboa dos anos 80, um homem e um cão cruzam-se junto de um dos inúmeros candeeiros da cidade. Fazendo jus a um dos muitos hábitos humanos, o candeeiro serve como base da necessidade daqueles que ali se cruzam... Até que um deles achar que o seu território está a ser invadido.
Em cinco breves minutos, O Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa consegue não só recriar algum humor - por vezes muito habitual nas histórias de terror - como também instalar uma interessante atmosfera de tensão onde todos se tornam suspeitos e onde as vítimas surgem inesperadamente ao virar da esquina... literalmente.
No reino das (im)probabilidades e com referências muito tradicionais à cidade que aqui ganha uma estranha vida assumindo uma cumplicidade com o terror, O Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa faz da animação um veículo para chegar a uma história de crime onde o inesperado é lei e o absurdo impera deixando apenas - para o espectador - a não tão ligeira convicção de que esta história poderia ter sido ido muito mais longe e os trágicos destinos das suas personagens (estas e tantas outras) multiplicados vezes sem conta numa Lisboa que nem sempre está a dormir quando as horas assim o pedem.
Com uma banda-sonora a condizer e um espírito muito Lisboeta por detrás de todo um terror humorístico, O Candeeiro - Um Filme à Luz de Lisboa tem o potencial de ser aquela longa-metragem de animação que com o devido investimento extra... deveria ser.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário