quarta-feira, 3 de março de 2010

Mysterious Skin (2004)

Mysterious Skin de Gregg Araki conta com a participação de Joseph Gordon-Levitt no principal papel e com Elisabeth Shue como secundária.
Gordon-Levitt interpreta o papel de um adolescente que em criança foi vítima de pedófilia por parte do treinador de baseball e com quem angariou outras vítimas. O seu trauma por toda a vida foi não conseguir esquecer aquilo que na inocência da sua idade fez e como a sua vida foi transformada após o Verão que passou com o seu treinador.
Ao mesmo tempo temos outro jovem que foi vítima do mesmo homem mas que durante toda a sua vida adolescente pensou ter sido raptado por extra-terrestres que lhe efectuaram experiências, tendo sido estas o motivo pelo qual tem longos períodos de amnésia.
Logo à partida quando nos deparamos com o filme sentimos um desconforto para com certas personagens e torna-se claro aquilo que se irá passar, com quem e quando. Poder-se-à então dizer que o argumento é previsível.
Se o analisarmos tão linearmente poderemos dizer que sim, mas no entanto de linear este filme não tem nada.
Ao apercebermo-nos para onde esta história nos leva, os abusos sexuais, a pedófilia, as famílias disfuncionais, o conservadorismo, a repressão de algumas personagens bem como as humilhações de que são vítimas bem como aquelas que causam aos demais tornam o filme mais complexo e explica o decurso tão pouco natural que muitos daqueles indivíduos tiveram de percorrer para os levar ao local onde se encontram.
Nada é feito gratuitamente querendo com isto dizer que não está lá nada que não deve-se estar ou que seja filmado com um propósito de chocar como se de um filme barato e sem sentido se tratasse.
A realização de Araki está bem estruturado e apesar do filme ficar "explicado" muito cedo, é bem tarde no decorrer do filme que somos de facto presenteados com os reais acontecimentos que ocorreram nas vidas de cada um.
Assim sendo temos um filme que nos leva, a um ritmo muito brando, a uma espiral de decadência e de um vazio ruidoso que preenche as vidas de cada personagem que surge no filme. Entre todas elas é no mínimo justo referir que os dois actores principais, Joseph Gordon-Levitt e Brady Corbet, são de facto fenomenais nos seus papéis e que são duas muito boas apostas para um futuro cinematográfico que espero seja muito proveitoso.
Um filme algo perturbante e com alguns momentos bem difíceis de se verem mas que é certamente um dos melhores do seu género.

8 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário