domingo, 20 de março de 2016

Blk 401 (2015)

.
Blk 401 de Stanleu Xu Ruiyang é uma curta-metragem documental de Singapura presente na secção competitiva do Leiria Film Fest.
Sentado na mesa de um café, um jovem homem relembra os momentos que ali passou na sua adolescência. Aquilo que para todos os demais pode apenas parecer um banal e vulgar estabelecimento, para ele aquele café - bem como outros espaços naquela zona - representam uma parte importante da sua história pessoal.
Como um documentário - quem sabe algo ficcionado - Blk 401 é o momento em que aquele homem regressa a um local do seu passado - físico e psicológico - relembrando fragmentos de uma vida marcada por uma experiência. Sem consequência aparentes para lá daquelas que o marcam como um local determinante no seu "crescimento", aquele café, aquela ruas e alguns dos momentos que ali passou relembram(-lhe) um passado vivido e ultrapassado.
Com espaço para inúmeras reflexões e conclusões por parte do espectador Blk 401 deixa inúmeras questões que não serão respondidas - eventualmente nem seria necessário que elas o sejam - pois o espaço e o tempo apenas dizem "algo" àqueles que os viveram. Para ele - e para o espectador - permanece apenas a certeza de que ali ele encontrou o seu local de conforto ao qual regressou... anos depois.
.
7 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário