domingo, 29 de agosto de 2010

The Sorcerer's Apprentice (2010)

O Aprendiz de Feiticeiro de John Turteltaub é um filme de aventura fantástica com um leve toque de comédia que conta com a participação de Nicolas Cage, Alfred Molina e Monica Bellucci (razão pela qual assumo ter ido ao cinema ver este filme).
Os três interpretam os sucessores do mágico Merlin até ao dia em que Maxim Horvath (Alfred Molina) por ciúme do amor entre Balthazar Blake (Cage) e Veronica (Bellucci) se junto ao lado negro da magia e declarando guerra aos seus antigos parceiros.
Durante séculos e séculos Blake procura o sucessor de Merlin que acaba por encontrar na cidade de Nova York no corpo do jovem Dave (Jay Baruchel) o qual irá treinar para combater e elimina de vez as forças do mal.
Disto isto há que comentar as interpretações dos referidos actores. Assim encontramos um Nicolas Cage desgastado, arrisco mesmo a dizer "apagado", e com cada vez mais sérios problemas de representação considerando que nos últimos anos só o temos visto em filmes de segunda categoria.
Não escondo que achei piada ao filme, e tem uma história apelativa repleta de aventura mas, os fracos dotes interpretativos com que Cage nos aparece no grande ecrã deixam o filme a meio gás bem longe daquilo que poderia ter alcançado.
Alfred Molina encontra-se igual a si mesmo. Quero com isto dizer que não seria de esperar outra coisa do que interpretar, novamente, o papel de vilão de serviço e que, quer se queira quer não, lhe assenta que nem uma luva. Um papel reduzido dada a capacidade representativa deste actor mas pelo menos podemos afirmar com segurança que o que fez... fez bem.
Já quando à Monica Bellucci, que tal como disse foi o motivo principal que me fez ir ao cinema ver este filme, tem mais uma participação especial do que propriamente algo de relevância que lhe faça justiça à actriz que sabe ser quando lhe dão um papel de nível.
Os pontos mais positivos do filme são sem qualquer dúvida os efeitos especiais, como aliás não seria de esperar outra coisa. Extremamente convincentes e em dose suficiente para conseguir animar um filme que, sem eles, seria bem mais pobre e apagado.
Parece que pelo comentário que fiz ao filme que não fiquei convencido com ele. De certa forma não fiquei. Gostei do que vi e acho que à excepção de Nicolas Cage que como disse está muito desgastado, o filme funciona de uma forma geral bem. No entanto também considero que poderia ter sido retirado muito mais dele e da história que tem e que atravessa vários séculos da própria História que aqui foram, infelizmente, postos em segundo plano. Fora isto, está um filme razoável de bom entretenimento mas que só nos deixa a esperar um pouco mais sobre aquilo que "poderia ter sido".

6 / 10

Sem comentários:

Enviar um comentário