domingo, 21 de novembro de 2010

Passengers (2008)

.
Passageiros de Rodrigo García é um drama sobrenatural (pensamos nós de início que será muito intenso nesta temática mas acaba por não ser), que tem como actores principais Anne Hathaway e Patrick Wilson. Além destes actores contamos ainda com Dianne Wiest, Andre Braugher e David Morse como secundários que conseguem adensar apenas a trama que pensamos, a certo ponto, ser bem mais complexa do que aquilo que parece.
Claire (Hathaway) é contactada a meio da noite por Perry (Braugher) para dar assistência a um grupo de sobreviventes de um desastre de avião. No meio das consultas que faz conhece Eric (Wilson), que a deixa mais inquieta pois parece que este desenvolveu com o acidente capacidades psíquicas até então inexistentes.
Ao mesmo tempo, e à medida que entrevista os sobreviventes, estes vão desaparecendo misteriosamente, o que lança as suspeitas de Claire recaírem sobre a própria companhia aérea que pretende encobrir algo.
À medida que nos aproximamos do final do filme descobrimos finalmente toda a verdade e ficamos espantados, se bem que a certo ponto desconfiamos, sobre o que realmente se passou e se está a passar com todas estas personagens.
Este filme que passa por um drama e por um contexto poderemos dizer algo sobrenatural tem nos seus principais actores interessantes e credíveis desempenhos que nos fazem crer que está realmente algo de muito estranho a acontecer. Tanto Anne Hathaway como Patrick Wilson têm desempenhos muito bons apesar de percebermos facilmente que este estilo de filme mais sobrenatural não é a "praia" deles.
De todo o elenco tenho, no entanto, de destacar as sentidas e emocionantes interpretações de Dianne Wiest e de Andre Braugher que não vou divulgar quem realmente são para não estragar a surpresa àqueles que ainda não viram o filme.
Destaco também o trabalho de fotografia da autoria de Igor Jadue-Lillo que dá ao filme quase de início ao fim uma atmosfera que nos faz crer que em vez de estarmos com os pés bem assentes na Terra, estamos antes numa outra dimensão mais celeste.
Temos então este Passageiros que mantém um clima de suspense e de suspeita a maior parte do tempo e que, no final, tudo se revela finalmente como uma emocionante história que apenas procura a redenção e a aceitação entre as pessoas numa viagem que, arrisco o cliché, é a própria vida.
.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário