domingo, 3 de março de 2013

El Vendedor de Humo (2012)

.
O Vendedor de Fumo de Jaime Maestro é uma curta-metragem de animação espanhola e vencedora do Goya na sua categoria na edição deste ano dos prémios da Academia Espanhola de Cinema.
Quando um vendedor ambulante chega a uma pequena aldeia com um aparatoso espectáculo para vender o seu produto, poucos lhe dão atenção especialmente se considerarmos que aquilo que ele propõe vender é fumo.
No entanto, quando esse estranho fumo parece dar vida aos desejos daquela população remota, todos desejam ter aquilo com que sempre sonharam e entregam-lhe as suas economias. No entanto, tal como o próprio fumo... tudo é passageiro.
Não só esta curta-metragem possui uma animação divertida pelo ritmo que confere à história como esta consegue, principalmente, possuir uma importante mensagem que se espera não passe sem ser notada. Como tudo na vida, as ilusões, e especialmente quem as vende, estão sempre ao virar da esquina prestes a ludibriar o próximo. O que se espera é que todos estejam atentos a estes mesmos esquemas sem escrúpulos e que a elas consigamos resistir pois nada é dado de graça, e muito menos a título definitivo.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário