terça-feira, 12 de março de 2013

Un Giorno Diverso (2012)

.
Un Giorno Diverso de Luca Taiuti é uma curta-metragem italiana que nos conta a história de Andrea, um jovem universitária que para pagar os seus estudos trabalha nas entregas de um supermercado e que num dia ao levar as compras a casa de uma família vê a sua vida radicalmente alterada depois de sucumbir a uma súbita vontade de fazer dinheiro.
Num dilema que oscila entre a moral e a necessidade, Andrea irá durante todo um dia reflectir sobre a forma como os seus actos irão interferir na sua consciência, naquele que será não só um interessante como irónico twist final.
Numa época em crise onde em muitas ocasiões a necessidade obriga a esquecer determinados valores que damos por assegurados, o argumento também ele da autoria de Luca Taiuti obriga-nos a reflectir sobre até que ponto estamos nós dispostos a seguir ou abandonar os nossos próprios valores. Inesperadamente é também interessante perceber como eles, felizmente, nos "perseguem" por toda a nossa vida mesmo que, numa ou outra ocasião, possa parecer que os perdemos definitivamente.
De destacar ainda a fotografia de Luca Manunza que divide a curta-metragem em dois momentos distintos, apenas perceptíveis já bem perto do final deste trabalho e ainda a interpretação de Mauro de Fusco que suporta este trabalho a "tempo inteiro".
.
.
7 / 10
.

1 comentário:

  1. (eugenio lucrezi) : un film muy lindo, girato da un giovane autore italiano, che mostra una città mediterranea e le persone che vi abitano, scelte per esemplari rappresentativi; anche la storia è esemplare, ma senza moralismi: la vicenda infatti si svolge per maturazione di sentimenti e di rimorsi, per forza di cuori che combattono l'inquietudine. Alla fine vince il film, misura breve di una felicità narrativa.

    ResponderEliminar