sexta-feira, 26 de julho de 2013

Banda Desenhada (2013)

.
Banda Desenhada de Pedro Santasmarinas é uma curta-metragem portuguesa de comédia e uma das mais bem-vindas surpresas do ano.
O entusiasmante argumento de Pedro Santasmarinas leva-nos até dentro de uma loja de banda-desenhada onde encontramos dois caricatos vendedores (Sérgio Araújo e Sérgio Ferreira) que discutem sobre o tamanho das "mamas" da Lara Croft.
No mesmo espaço temos um potencial comprador (Eduardo Marques) que lê um dos muitos livros por lá expostos quando, de repente, dois assaltantes (Agostinho Santos e Ricardo Bueno) entram dentro da loja causando uma série de distúrbios. Enquanto os vendedores ficam sem reacção, o insuspeito leito tem os seus próprios planos para a dupla de marginais que parece imparável.
Numa clara reflexão sobre o poder que a literatura tem sobre a nossa mente, exercendo sobre ela uma estimulação sem limites, esta curta-metragem é a prova de que quase instintivamente o nosso cérebro equaciona um sem limite de situações que um bom livro nos pode proporcionar, independentemente do género a que estejamos expostos.
Ao mesmo tempo, Pedro Santasmarinas e o seu Banda-Desenhada conseguem transportar para o cinema "curto" um interessante recado sobre a importância deste género literário que é tantas vezes remetido para um desinteressante segundo plano quando, na prática, é também ele lido por milhões de leitores por todo o mundo. Dá que pensar quão "secundário" é realmente! Tal como Santasmarinas referiu no questionário após a exibição da sua curta, se considerarmos o elevado conjunto de adaptações cinematográficas que o universo da banda-desenhada teve nos últimos anos, então deparamo-nos com um importante sector que não só se assume de primeira linha na literatura como também agora no cinema.
A mim esta curta-metragem surpreendeu pelas suas personagens marcantes que têm tanto mais potencial por dar caso este filme tivesse a oportunidade de ser uma curta mais longa ou até mesmo uma longa-metragem onde o seu "bairrismo" fosse devidamente desenvolvido. Arrisco mesmo em dizer (quase com certezas absolutas) que seria um dos filmes mais fortes do ano e que arrastaria certamente legiões de cinéfilos interessados em conhecer o ambiente, o universo e as respectivas personagens.
Defeitos? Não lhe encontro um. O porquê de "só" dar um 8? É simples... Os seus escassos minutos de duração são insuficientes e Banda-Desenhada precisa urgentemente de ser uma longa-metragem. Pedro Santasmarinas... fica aqui o pedido oficial... QUERO MAIS!
.

.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário