domingo, 14 de julho de 2013

Kruiswoord (2012)

.
Kruiswoord de Sander Van Dijk é uma curta-metragem holandesa de humor negro que saiu vencedora da primeira edição do Shortcutz Amsterdam no início deste ano, e que nos conta a história de Eduard van Leeuwen (Arthur Roffelsen), um homem solitário que tem poucos prazeres na vida para além de todas as manhãs receber à porta de casa o seu jornal e deleitar-se com as palavras-cruzadas que nele encontra.
No entanto uma certa manhã ao abrir o jornal percebe que o seu passatempo já havia sido feito por alguém, decidindo assim seguir caminho, de robe e pijama, em direcção à sede do mesmo e reclamar pelo seu direito a ter uma cópia que não esteja já preenchida por alguém que desconhece. Mas tudo se iria complicar quando é abordado por um grupo de marginais que precisa daquele puzzle e que tem para ele os seus próprios planos.
No meio de toda uma pacata existência que se vê subitamente ameaçada, como irá conseguir Eduard recuperar a rotina das suas manhãs?
Esta divertida curta-metragem consegue captar um espírito que tem tanto de comédia pela impossibilidade de alguns momentos proporcionados pelas suas muito bem construídas personagens entre as quais se destaca claramente o "Eduard" a que Arthur Roffelsen consegue dar corpo e alma naquela que é uma brilhante interpretação, como também tem de surreal pelo conjunto de segmentos em que o mesmo se insere das mais absurdas e irreais formas como se se tratasse de um sonho e não de uma história que pretende ser "real". E é exactamente graças a este elemento que esta curta consegue ganhar a nossa simpatia e admiração pois quanto mais estranhas são as situações descritas ou ainda mais alternativas são as suas personagens, mais o espectador se deixa levar para o seu próprio universo e o abraça como sendo o seu. Afinal, quantos de nós já não se viram em situações que parecem retiradas de um filme?!
Também alternativo está o guarda-roupa disponibilizado pela Alternatief Kostuum que dá às variadas personagens uma marca pessoal muito própria, e que exponencia a grandeza desse mesmo universo especial bem como traça uma certa mentalidade daquelas personagens tão características.
Kruiswoord (palavras-cruzadas) é uma hilariante e por vezes macabra curta-metragem que tem uma energia contagiante muito própria e que nos consegue "agarrar" desde o primeiro instante.
.

.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário