terça-feira, 9 de junho de 2015

Mr. Lune (2014)

.
Mr. Lune de Julien Seze é uma curta-metragem de animação francesa que nos conta a história de.. Mr. Lune, o simpático e acolhedor habitante da Lua onde reside sem qualquer outra companhia.
Mr. Lune vive fascinado com o planeta Terra que todos os dias vê passar diante dos seus olhos. Acordado por um cometa que foi contra a Lua, Mr. Lune recebe um foguetão com uma mensagem de boas-vindas - à Terra - e decide responder. Mas esta resposta traria consequências que ele jamais imaginaria.
Para lá de uma execução de excelência que destaca a qualidade inquestionável desta curta-metragem, Mr. Lune destaca-se não só pela empatia que o espectador cria com a personagem animada, mas principalmente pela mensagem que esta transmite com sentida paixão. Num mundo - o dele - em que a solidão dita uma extrema melancolia e a única realidade conhecida, "Mr. Lune" questiona-se sobre a potencial existência de "algo mais" naquela bola azul que todos os dias vê passar diante dos seus olhos.
No entanto, o que acontecerá se a existência de vida do outro lado não fôr tão simpática e francamente hóstil ao contrário de "Mr. Lune"? O que acontecerá se a diferença não fôr tão bem aceite? Tão respeitada? Tão desejada? E no fundo, o que acontecerá se a sua casa começar a ser cobiçada por aqueles que, não sendo dali, a exigem como sua?
Numa sentida reflexão animada - com humor (que mais nos aproxima do que distancia), boa disposição e alguma simpatia - sobre aquilo que nos define, nos une e principalmente sobre o que nos separa, Mr. Lune é uma das mais sentidas e bem executadas animações do último ano... E para quem pensa a animação é apenas para crianças ou que através da mesma não se transmitem grandes mensagens, é porque ainda não viu o poder de uma de qualidade como aqui se destaca Mr. Lune e o génio de um realizador como Julien Seze.
.
.
8 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário