segunda-feira, 14 de maio de 2018

Redención (2016)

.
Redención de Marcos Sastre (Espanha) é uma curta-metragem onde a passagem do tempo e a vontade de vingança se cruzam deixando para o espectador toda e qualquer noção de justiça para com as atitudes das personagens aqui expostas.
Álex é um polícia atormentado pela memória da mulher Bárbara assassinada três anos antes. O seu único desejo é vingar-se daqueles que a assassinaram. Pelo caminho tenta eliminar das ruas todos os potenciais criminosos que podem eliminar a paz e a segurança das ruas.
A curta-metragem de Marcos Sastre parte de uma premissa que, já estando explorada em demasia no cinema independentemente do seu formato, deixa sempre um espicaçado interesse no espectador para com (mais) uma história que pode centrar-se na verdadeira dramatização de uma realidade que a todos preocupa... o crime (organizado) e o seu extenso braço que tantas vidas desfaz. Desta forma encontramos "Álex", um polícia cuja única missão é eliminar todos aqueles que se opõe ao braço da lei e da justiça retirando-os da "circulação" encontrando na imagem da sua mulher desaparecida às mãos do crime o motivo para todas as suas acções nem sempre respeitadoras da lei. No entanto... nem tudo é perfeito.
Redención cria desde cedo a ilusão de um sentimentalismo que as interpretações e o próprio argumento não se permitem para um normal e funcional decorrer da trama, deixando todos os lugares comuns expostos e revelando uma ligação afectiva e sentimental com um passado que já não existe como o único mote para que tudo aconteça. Resumindo, a ideia e a questão que se levantam a certo momento pelo espectador é simples... estaria este homem tão preocupado com o respeito pela lei se o crime não lhe tivesse batido à porta? A resposta a esta questão seria simples se fosse respondida por qualquer um de nós mas, no entanto, aqui encontramo-nos perante um agente da lei e da autoridade que, noutras circunstâncias... poderia nem estar preocupado com o que acontece na rua ao lado... mas aqui, tudo muda e a noção de sentimentalismo que se pretende criar... nem sempre resulta.
Com um enredo já muito explorado e de certa forma com inúmeros momentos que se poderiam evitar, Redención consegue ainda exibir algum déficit no espaço em que concretiza a sua dinâmica ao recorrer a um ambiente desertificado e abandonado como o "local ideal" para o crime quando, na realidade, bem sabemos que este é tantas vezes praticado em lugares aparentemente insuspeitos.
Recheado de boas intenções na sua tentativa de contar uma história de crime, de vingança, de morte e de memória por um passado feliz e sentimentalmente preenchido, Redención fragiliza-se, no entanto, por um conjunto de momentos banalizados e já suficientemente explorados que não transformam esta curta-metragem num filme inovador ou que traga - ao espectador - algo de novo e apelativo para permanecer na sua memória como "aquele" filme policial.
.
4 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário