quarta-feira, 16 de maio de 2018

En Medio de la Noche (2017)

.
En Medio de la Noche de Marcos Sastre (Espanha) é uma curta-metragem que revela um momento na vida de Amélia, uma jovem que foge por uma estrada deserta de um carro que a persegue pela noite. Amélia (Esther Lastra) encontra refúgio na casa de Ruth (Alba Bermejo) com quem estabelece uma conversa ocasional que expõe os seus medos. Quem serão estas duas mulheres?
Marcos Sastre dirige este thriller com alguma paixão deixando transparecer toda uma vontade de entregar ao espectador uma história fértil em incertezas, inuendos e um clima de terror que o mantém em suspenso sobre quem será a verdadeira vítima... quem será o verdadeiro agressor e até que ponto é que aquilo que vemos é de facto a intenção primária de personagens que nem sempre se revelam tal como são.
Distraído que está o espectador sobre a fuga desta jovem por ruas sombrias, desertificadas e onde as casas que as circundam parecem, também elas, ausentes de qualquer manifestação de vida, En Medio de la Noche consegue - nesta perspectiva - criar um ambiente tenso e interessante que lança o seu público numa dimensão onde se mantém incerto sobre aquilo que observa. Mas, no entanto, também cedo compreende que são os pequenos detalhes e as alusões a um género cinematográfico específico que lançam as primeiras pistas sobre aquilo que poderá suceder nesta história.
Se inicialmente o espectador se deixa levar pela dinâmica de um qualquer thriller ou até mesmo um filme sobre uma qualquer máfia que persegue a sua vítima, não deixa de ser real a noção de que poderemos estar perante uma invulgar história de terror... de suspense assumido... ou até mesmo sobrenatural. É esta incerteza sobre o seu género que consegue afirmar-se como o elemento mais forte desta curta-metragem e confirmar que até bem perto do final o espectador observa uma história onde não conseguiu compreender quem realmente foge de quem e quais as verdadeiras intenções de "Amélia", de "Ruth" ou de qualquer uma das demais personagens secundárias.
Com uma direcção de fotografia fiel ao género proposto mas cuja dinâmica é interrompida por alguma fragilidade da realização e montagem que quebra o ritmo desta história, En Medio de la Noche consegue criar o ambiente correcto para o argumento que aqui é filmado mas, ao mesmo tempo, não se deixa levar por uma concretização mais firme que possibilitasse ao espectador uma maior expectativa sobre as suas personagens que, através de breves elementos, se denunciam cedo demais.
.
3 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário