sexta-feira, 4 de maio de 2018

Carmen (2018)

Carmen de Charo Gutiérrez (Espanha) é uma das curtas-metragens presentes na secção paralela UnCortoyRapidito da nona edição do Festival Internacional de Cine de Piélagos que amanhã termina na Cantábria, em Espanha.
Carmen é uma mulher como tantas outras que se dedica a uma vida de lida doméstica. Arruma e limpa a um ritmo quase mecânico até ao momento em que a sua vida se revela preparada para algo mais.
Charo Gutiérrez cria uma obra assumidamente feminista que inicialmente coloca a sua protagonista "Carmen" como uma mulher tolhida por uma vida de lides domésticas que ensombraram uma potencialmente vida diferente para, nos últimos instantes desta curta-metragem, a colocar como uma mulher que se liberta das suas amarras e dos estereótipos que lhe são tradicionalmente atribuídos e revelar-se como alguém preparado para enfrentar todo um mundo moderno com garra.
Filmado como uma curta-metragem experimental onde são explorados elementos e momentos tradicionalmente representativos e simbólicos de um género, Carmen tenta quebrar barreiras e destruí-los apresentando toda uma dinâmica diferente sobre o que é ser mulher.
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário