sexta-feira, 4 de maio de 2018

Retrato de una Ilusión (2018)

.
Retrato de una Ilusión de Álvaro Oliva (Espanha) é uma das curtas-metragens seleccionadas na secção paralela UnoCortoyRapidito da nona edição do Festival Internacional de Cine de Piélagos que amanhã termina na Cantábria, em Espanha.
Todos os dias uma jovem tira fotografias... Ela observa-a. E todos os dias a jovem lhe tira um retrato diferente.
Numa clara alusão aos sonhos perdidos de um passado que já não regressa, esta curta-metragem de Álvaro Oliva é o retrato breve de uma geração com sonhos grandes que nunca viu cumprir. Aqui a protagonista desta história é uma mulher perdida numa qualquer pequena povoação que observa os seus sonhos, ambições ou até mesmo desejos serem cumpridos por uma jovem nascida anos depois. Independentemente dos seus desejos serem por tirar fotografias ou por ser fotografada, compreende o espectador que observa aquilo que desejou - e que ainda sonha - vendo nas gerações futuras o cumprimento do mesmo. "E porque não eu?" pensara algures durante o seu dia vendo cumprir este sonho quando a jovem a observa e vê nela também um interessante modelo para as suas fotografias ou, até mesmo, para ajudar e ensinar a fotografar aquilo que apenas o olhar de cada um pode descobrir no mundo que a rodeia.
Intenso relato actual dos desejos perdidos de uma geração que não conseguiu cumprir as suas ambições, Retrato de una Ilusión é um breve conto sobre os sonhos nunca cumpridos de uma geração que nasceu na época "errada" num mundo que não estava preparado para que todos ousassem "sonhar".
.
6 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário