sábado, 6 de abril de 2013

Encontro com o Criador (2012)

.
Encontro com o Criador de Ciomara Morais é uma curta-metragem luso-angolana que fechou o segundo dia da secção competitiva do FESTin - Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa a decorrer no Cinema São Jorge em Lisboa até ao próximo dia 10 de Abril.
Pinguinhas (Valter Carvalho) é um homem sem escrúpulos que consome alcoól e droga sem respeitar nada nem ninguém. Rouba, mente, abusa fisicamente da sua mulher (Ciomara Morais) e engana todos aqueles com que com ele se cruzam.
Após aparecer morto, sem se saber se devido aos seus abusos ou se graças a alguma das pessoas que maltratou em vida, todos aparecem no seu funeral para falar bem dele com medo que o seu espírito volte para os atormentar e é aqui que, em flashback e ao mesmo tempo que escutamos o sermão do Padre (Daniel Martinho) e assistimos ao alívio da sua mulher, que percebemos realmente quem foi Pinguinhas em vida.
Ciomara Morais, que tem aqui a sua primeira experiência atrás das câmaras, assume-se como a força de todo este interessante, divertido e bem disposto projecto ao também interpretar uma das personagens (a martirizada mulher de "Pinguinhas"), escrever a sua história e produzir a curta-metragem, numa produção que nos deixa bastante animados e confiantes no resultado final.
Os actores não poderiam ter sido melhor escolhidos e encarnam as personagens que representam tão convicentemente que desde cedo encontramo-nos a sorrir com os disparates a que dão vida. Começando por um já conhecido Daniel Martinho que graças ao seu "Padre" nos encanta facilmente. Convicto (ou talvez não) de todos os elogios fúnebres que faz ao falecido, acaba por nos fazer sorrir com a tão enganado está a respeito daquela personagem que martirizou tantos em vida, e faz dele uma das personagens mais agradáveis de se assistir de toda esta competição.
De Valter Carvalho, o "Pinguinhas" da curta, que desconhecia enquanto actor, também só posso tecer elogios. O seu vilão deixa-nos num impasse por nos fazer simpatizar com ele mesmo sabendo que "em vida" não praticou o bem com ninguém. No entanto, os flashback que nos são apresentados são feitos sempre num tom humorístico bem ligeiro e descontraído que se torna impossível não gostar da sua personagem.
Com a excepção de uns efeitos especiais frágeis para "encarnar" a alma de "Pinguinhas", e mesmo percebendo que esta curta-metragem foi realizada com menos meios ou recursos, não deixa também de ser verdade que no geral é um trabalho bem conseguido e com uma simpática história que dá vida ao nosso lado mais descontraído, sendo por isso uma aposta ganha e bem elaborada por parte da sua criadora.
.
7 / 10
.
.

3 comentários: