domingo, 28 de abril de 2013

No Respires (2013)

.
No Respires de Ricky Merino é uma curta-metragem espanhola de ficção que reune um conjunto de aliciantes factores para, apesar da sua curtíssima duração, conseguir cativar a atenção dos espectadores.
Ele (Ricky Merino) tem uma estranha obsessão que o consome... Na tentativa de bater o seu próprio record submerge-se debaixo de água dentro da banheira enquanto obsessivamente tenta não só ultrapassar os seus próprios limites como encontrar uma misteriosa figura que em tempos havia visto mas que não conseguiu voltar a encontrar.
O argumento que Merino também escreveu apresenta-nos a um jovem adulto que parece convicto dos seus objectivos e que os irá perseguir afincadamente. No entanto aos poucos, à medida que a sua personagem se revela, bem como aos seus reais objectivos, percebemos que aquela sua aparente calma esconde muito mais do que seria de esperar. Não só o seu objectivo não se limita ao simples quebrar de um qualquer record que o qualifica como capaz de passar muito tempo debaixo de água como nos é revelado que ele pretende "reencontrar" uma estranha figura do seu passado que... por "ali" vive.
A abordagem dada por este argumento aos limites físicos de um indivíduo já seria uma interessante abordagem para uma tão curta curta-metragem que eleva a fasquia ao apresentar também uma perspectiva sobre os limites (ou falta deles) psicológicos dessa mesma pessoa onde a dinâmica corpo-mente quebra qualquer tipo de barreiras de uma forma perceptível e convincente para um trabalho que apresenta pouco mais de dois minutos de duração.
Não só a interpretação de Ricky Merino é convincente como também a sua realização e argumento, numa obra que é assumidamente composta por si, como também a fotografia algo etérea de Manuel Mateos nos engloba numa qualquer atmosfera onde a realidade se havia perdido há bastante tempo naquele que é uma original e imaginativa curta-metragem que fará, com toda a certeza, uma interessante carreira internacional.
.
7 / 10
.

Sem comentários:

Enviar um comentário