sexta-feira, 5 de abril de 2013

As Mortes de Lucana (2013)

.
As Mortes de Lucana de Alceu Bett é uma curta-metragem brasileira presente na secção competitiva da quarta edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante de Língua Portuguesa a decorrer no Cinema São Jorge em Lisboa.
Esta curta-metragem dividida em três momentos de uma história cruzada entre poesia e literatura que conta a relação existente entre o amor e a morte e com boas doses de locura da alma de Lucana (Paula Pinto) e da sua conturbada relação com Graco (Robson Benta).
Com uma coreografia original centrada em diversas localidades e que funciona quase como um bem pensado postal turístico do Brasil, sempre favorecido com uma fotografia vibrante da autoria de Alceu Bett e Amir Sfair Filho, esta curta-metragem é, na sua essência, uma reflexão ou um pensamento alucinado sobre duas personagens cujo desejo funciona tanto para a sua aproximação como para o seu afastamento.
E é esta mesma loucura e dispersão que, para os espectadores, funciona de igual forma... uns aproximam-se pela sua ritmada vibração, e outros dela se afastam porque a sua linha condutora está, em diversos momentos, também ela perdida.
Visualmente rica graças aos factores explicados no que diz respeito à fotografia e coreografia mas em termos de história e argumento, esta curta-metragem não funciona de uma forma muito coerente ou convidativa para daqui retirarmos uma "moral".
.
.
3 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário