sexta-feira, 10 de julho de 2020

Iceberg Nations (2019)

.
Iceberg Nations de Fernando Martín Borlán (Espanha) é uma das curtas-metragens presentes na secção oficial de Documentários da sétima edição do Leiria Film Fest.
O que é uma Nação? É esta a questão levantada sendo que a própria noção é tão efémera! Quantas vezes foram travadas batalhas em nome de uma bandeira? Por um símbolo morreram homens.
Inicialmente a sinopse desta curta-metragem transforma-se num enigma de difícil resolução mas é quando se analisa a noção de iceberg que o espectador compreende o objectivo desta metáfora que dá título a este filme... Iceberg Nations.
Numa interessante e metafórica abordagem - e sob uma pertinente narração - o espectador é levado a compreender a frágil noção do que representa uma Nação e esta em directa comparação com um iceberg que pode, a qualquer momento, diluir-se nas já existentes concentrações líquidas de água que envolvem o nosso planeta. Uma Nação, tal como um iceberg, não é uma realidade concreta e objectiva mas sim conceitos condenados a uma eventual diluição no espaço - marítimo e terrestre - pela própria volatilidade do significado que, per si, concentram. Se um iceberg pode garantir a existência dependendo de um conjunto de factores climatéricos favoráveis ao mesmo, também uma Nação pode confirma a sua existência enquanto existirem um conjunto de elementos humanos que com a mesma partilhem uma pertença nem sempre garantida. Nesta perspectiva, da mesma forma que um iceberg pode desaparecer e diluir-se no demais espaço marítimo diluindo a sua essência (a água), também com os séculos idos e passados desapareceram Estados - nem sempre Estados-Nação como, por exemplo, a União Soviética, a Jugoslávia ou a Checoslováquia para nomear alguns dentro do nosso espaço Europeu - através da conquista, da guerra, da anexação ou mesmo da união (pacífica ou não) por parte de outros. Se uma Nação existe enquanto perdura a ligação criada entre esta e as suas populações, um iceberg existe enquanto as temperaturas o permitam... tão fácil pode ser o diluir e desaparecer de um como o de outro... um sujeito à "vontade" climatérica... o outro refém da vontade humana.
Dinâmica na forma como tranquilamente exibe uma perspectiva política e ambiental, esta curta-metragem não só é inovadora como poderia muito bem servir enquanto objecto de estudo e reflexão política conferindo (aos interessados) uma visão aberta e transparente (tal como a água) sob como todos vivemos sob uma linha ténue no que se refere às noções sobre conceitos políticos e de identidade dita nacional.
.
8 / 10
.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário